65 anos de história: veja 10 curiosidades sobre a Festa do Peão de Barretos

Apresentada pelo Circuito Brahma, a icônica festa de boiadeiro é a maior do gênero na América Latina e neste ano celebra a cremosidade de cantar junto.

65 anos de história: veja 10 curiosidades sobre a Festa do Peão de Barretos

Depois de dois anos suspensa, o Circuito Brahma retoma a icônica Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos em sua 65a edição, que acontece de 18 a 28 de agosto no Parque do Peão, interior paulista.

Com estrutura inédita, a festa traz grandes nomes da música sertaneja de volta aos palcos, como João Bosco & Vinicius, Maiara & Maraísa, Gusttavo Lima e Jorge & Mateus.

Parceira de longa data do sertanejo e dos principais rodeios do país, Brahma apresenta uma experiência completa que promete ser lendária, já que Barretos está na rota das principais festas do mundo que celebram o gênero. É a cremosidade de cantar junto que une Brahma e Barretos na edição memorável de 2022.

Para entrar no clima, preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre a Festa do Peão de Barretos. Confira:

1. Maior evento de sertanejo da América Latina

Não é à toa que a Festa do Peão de Barretos é considerada a “cidade do sertanejo”.

O evento é realizado em uma área de mais de 2 mil metros quadrados e possui infraestrutura completa para receber todos os atrativos. As atrações incluem o mais tradicional e melhor rodeio do país em diferentes modalidades, quatro palcos com shows musicais apresentados anualmente pelo Circuito Brahma, atividades culturais, feira comercial, área de camping e outras ambientações.

2. Referência para outras festas do sertanejo

A Festa do Peão de Barretos foi inicialmente lançada por um grupo de rapazes solteiros do município ligados à agropecuária local chamado “Os Independentes”.

Quando a primeira festa foi realizada, em 1956, as coisas começaram a mudar em Barretos e nos arredores, já que a forte presença cultural da festa e da música sertaneja ganhou forças neste período histórico.

Hoje, Barretos é referência para outros rodeios do interior paulista e por todo o Brasil, tendo a Brahma como aliada na apresentação de talentos da música que embala as arenas.

3. Arquitetura robusta assinada por Oscar Niemeyer

Desde 1985, “Os Independentes” realizam a festa em um enorme parque, o Parque do Peão, cuja área de mais de 110 hectares foi projetada pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.

O espaço conta com uma arena de rodeio com capacidade para 35 mil pessoas sentadas ou 50 mil ocupando todo o espaço da arena e arquibancada.

4. Berço do sertanejo

O Parque do Peão, cenário do maior evento de rodeios da América Latina, já serviu de cenário para diversas produções culturais, como novelas, séries e programas de TV, e está aberto a visitação o ano todo.

Segundo frequentadores e entusiastas do gênero, visitar este local é viver as emoções da cultura sertaneja, pisando no território do berço do rodeio brasileiro.

5. Quase dez Barretos

Em 2022, a organização do evento estima público para mais de 900 mil pessoas na Festa do Peão de Barretos, número que é praticamente dez vezes maior que a quantidade de moradores do município (que tem 122,8 mil habitantes).

Depois de dois anos de espera, Barretos se prepara para realizar a maior de suas edições, com muita música, Brahmosidade e gente cantando junto.

6. Estrutura repaginada para a 65a edição

O parque receberá o público repaginado. Segundo a organização, o espaço já recebe obras há mais de 3 meses com a intenção de melhorias o acesso. As melhorias buscam facilitar a participação na feira de gastronomia, além de reforçar a estrutura do camping.

Ou seja, tudo pronto para receber um público de peso para uma experiência cremosa de Brahma e Barretos.

7. Movimenta a economia local e gera empregos

Não é de hoje que a Festa do Peão de Barretos gera novos postos de emprego e movimenta o turismo local. Na 65ª edição, a previsão é de 5 mil novas vagas de trabalho.

Outro setor aquecido pelo retorno da festa é o hoteleiro. Segundo profissionais do setor nos arredores do Parque do Peão, cerca de um mês antes do início da festividade, o empreendimento em que trabalha já registra lotação máxima.

8. Tem Camarote Brahma luxuoso

Oferecer o que há de melhor para seus convidados é o propósito do Camarote Brahma nesta edição da Festa do Peão de Barretos. Em espaço VIP diferenciado, o icônico espaço acolhe um público seleto em ambiente charmoso e descontraído com direito a serviços exclusivos em clima de alto astral.

O Kit Camarote Brahma inclui produtos e serviços como: 1 ingresso de acesso ao parque e ao Camarote, 1 camiseta (T-shirt) cujo uso é obrigatório nas dependências do Camarote Brahma e outros espaços da marca, buffet com diversas opções gastronômicas, chopp ou cerveja, refrigerantes e água, localização com vista privilegiada e tratamento premium.

É proibida a entrada e permanência de menores de 18 anos no Camarote Brahma, mesmo que acompanhados pelos pais.

9. Brahma e Barretos: a cremosidade de cantar junto

Para além do já tradicional Camarote Brahma presente nas festas e eventos apresentados pela marca, Brahma se propõe, mais uma vez, em firmar sua parceria com a música sertaneja. Em Barretos, essa história será contada a partir do mote “a cremosidade de cantar junto”.

A Festa do Peão de Barretos promete ser um momento histórico para celebrar a retomada de shows e as vozes de gerações de artistas do gênero: tudo isso com a Brahmosidade conhecida e compartilhada por todos.

Se for ao evento, vale visitar as ativações da Brahma pelo espaço.

10. Programação de shows com os principais nomes da cena

Na programação dos shows, aparecem artistas consagrados na música sertaneja. Nomes como Gusttavo Lima, Bruno & Marrone, Maiara & Maraisa, Rionegro & Solimões e Jorge & Mateus se destacam.

Além dos cantores, a estreia de nomes que ganharam visibilidade na música brasileira, como Pedro Sampaio e Hungria, também chamam atenção do público na 65a edição da Festa do Peão de Barretos apresentada pelo Circuito Brahma.

 

Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/especial-publicitario/circuito-sertanejo/noticia/2022/08/12/65-anos-de-historia-veja-10-curiosidades-sobre-a-festa-do-peao-de-barretos.ghtml