Congestão nasal? Veja quais são as causas e como evitar

Especialista explica porque o nariz fica entupido e dá recomendações importantes para evitar e tratar a congestão nasal

Congestão nasal? Veja quais são as causas e como evitar

congestão nasal costuma afetar mais as pessoas durante o inverno, quando as temperaturas estão mais baixas e as chuvas diminuem em várias partes do Brasil. A congestão é um sintoma típico de alergias e infecções virais, fazendo com que as cavidades do nariz fiquem cheias de fluido e muco.

O médico otorrinolaringologista Ricardo Landini Lutaif Dolci explica que as mucosas nasais possuem muitos capilares sanguíneos, o que aquece o ar que vai entrar no organismo. “Isso faz com que essa região seja muito reativa e gere um processo inflamatório em resposta a qualquer agente externo agressor, o que explica o nariz entupido e irritado das pessoas com alergia. Por isso, quando as doenças são de origem alérgica, como asmas, rinites e sinusites, a congestão nasal é um sintoma muito comum”, diz.

O especialista elenca os cuidados mais importantes para garantir uma boa respiração e ter mais qualidade de vida, como manter a higiene pessoal adequada, evitar lugares com muitas pessoas e sem ventilação, e ter uma alimentação saudável.

 

Fonte:https://www.metropoles.com/saude/congestao-nasal-veja-quais-sao-as-causas-e-como-evitar