A grande final da Libertadores em Brasília! Por que não?
Governo do Equador decretou “estado de emergência” em Guayaquil e a cidade voltou a ser ameaçada de perder a decisão continental
O presidente do Equador, Guillermo Lasso, decretou “estado de emergência” em Guayaquil, capital industrial do país, após uma forte explosão ter matado pelo menos cinco pessoas. O governo local atribuiu o caso ao crime organizado. Por conta disso, a final da Libertadores da América, prevista para ser disputada na cidade equatoriana no dia 29 de outubro, pode mudar de lugar. A Conmebol já havia pensado nessa possibilidade, antes mesmo destes conflitos.
A entidade sul-americana já teria dois lugares em mente para levar a decisão, caso não possa ser disputada em Guayaquil. O primeiro deles é Córdoba, na Argentina, local da final da Copa Sul-Americana; e também alguma cidade da Colômbia, para poder reaproveitar algumas estruturas da Copa América Feminina deste ano.
O assunto ganhou as redes sociais nesta terça-feira (16/8), com os torcedores mostrando-se indignados com a marcação de “jogo único” na final da Libertadores.
“Isso pode dar certo na Europa, mas aqui na América do Sul, não!”, esbravejou um torcedor.
Logo surgiram vários comentários de internautas sugerindo que a final (que mais uma vez pode ter dois times brasileiros na disputa) seja marcada para o Estádio Mané Garrincha, em Brasília:
“É um estádio neutro, onde todos os times podem se sentir em casa. Vamos para o Mané”, disse um flamenguista, sabendo que, na hipótese de o seu time se classificar, haverá provavelmente maioria Rudro-negra na cidade.
“Nós vimos em Brasília no fim de semana o Cruzeiro fazer uma grande festa no Mané Garrincha. É o estádio de todas as torcidas”, disse outro.
A Conmebol ainda não se pronunciou e, por enquanto, o jogo permanece marcado para o Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, de Guayaquil, dia 29 de outubro. A decisão será entre os vencedores de Palmeiras x Athletico-PR, e Flamengo x Vélez Sarsfield-ARG.
Fonte: https://www.metropoles.com/colunas/futebol_etc/a-grande-final-da-libertadores-em-brasilia-por-que-nao