Nove em cada dez jovens com emprego estão em cargos pouco desafiadores, diz estudo
Vagas com baixos salários e qualificação são maioria, de acordo com levantamento do Ministério do Trabalho; veja a reportagem no Bom Dia Brasil.
Uma pesquisa do Ministério do Trabalho e Emprego mostra que 86% dos jovens ocupados no país estão em funções pouco desafiadoras, ou seja, com pouca remuneração e qualificação.
Entre os jovens que estão no mercado de trabalho, 42% são mulheres e 58% homens; e 59% desse grupo é formado por pretos e pardos.
- Mais de 85% dos profissionais trocariam de emprego por home office, diz pesquisa
- Capacitação gratuita: veja como participar dos programas de Itaú, Santander, Microsoft e outras empresas
A jovem Karine Nascimento fez cursos de qualificação e conseguiu um emprego na área de segurança da informação em um banco. Apesar dos dados do MPT, ela está otimista por ingressar no mercado de trabalho.
“Muito desafiador porque a gente se sente inseguro, né, quando é o seu primeiro emprego numa empresa grande e você não sabe o conteúdo ali sobre o que você vai trabalhar. Mas é muito benéfico também, é desafiador”, conta.
Jovens estão ingressando no mercado de trabalho, mas em vagas pouco exigentes — Foto: Reprodução/TV Globo
Ex-aluna de escola pública num bairro da periferia de São Paulo, ela focou no aprendizado pra atingir um objetivo: entrar na universidade e seguir carreira na área de tecnologia da informação.
“Eu quero ingressar agora na faculdade para conseguir continuar me desenvolvendo. Eu quero também conseguir inspirar outras pessoas que estão nessa fase, ingressando no mercado de trabalho”, pretende a jovem.
Karine Nascimento conseguiu o primeiro emprego e quer alçar voos mais altos — Foto: Reprodução/TV Globo
Elaine Bancala, funcionária de um centro de empregos, faz a ponte entre jovens e empregadores. Ela diz que o caminho para a mudança desse cenário é a criação de estímulos permanentes para que os novos trabalhadores se qualifiquem.
“O jovem tem curiosidade, mas ele precisa ter esse contato para que isso seja despertado. E aí, à medida que esse despertar acontece, aonde ele vê sentido na qualificação, num curso técnico, numa graduação que seja num curso mais rápido para obter aquela especificação daquela área.
Elaine Bancala, da CIEE, acredita que os jovens precisam de estímulos para buscar empregos mais desafiadores — Foto: Reprodução/TV Globo
Fonte: https://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2023/06/13/nove-em-cada-dez-jovens-com-emprego-estao-em-cargos-pouco-desafiadores-diz-estudo.ghtml