Batata aumenta risco de diabetes? Depende do preparo, diz estudo

Pesquisa mostra que o alimento em si não está associado ao desenvolvimento de diabetes, mas algumas de suas formas de preparo sim

Batata aumenta risco de diabetes? Depende do preparo, diz estudo

Rejeitada por muito tempo nas dietas por conta de seu potencial para elevar o índice de açúcar no sangue, a batata pode ser reabilitada em breve.

Uma pesquisa publicada no Diabetes Journals mostra que o alimento em si não está associado ao desenvolvimento de diabetes, mas algumas de suas formas de preparo sim.

Para a realização do estudo, os cientistas da Edith Cowan University, da Austrália, analisaram dados de 54 mil pessoas com idades entre 50 e 64 anos. Os participantes responderam questionários sobre seus hábitos alimentares durante o ano.

De acordo com os resultados, os que comiam mais vegetais, quando comparados com pessoas não os consumiam, tinham 21% menos chances de desenvolverem diabetes tipo 2.

Por sua vez, os participantes que consumiam muitas batatas apresentavam 9% mais chances de desenvolverem diabetes, comparando com os que usavam o tubérculo poucas vezes na dieta.

Escolhas

Quando o modo de preparo das batatas foi analisado, os estudiosos não encontraram associações significativas entre batatas cozidas e desenvolvimento de diabetes. O mesmo, entretanto, não foi verificado para as pessoas que consumiam batatas fritas ou purês de batatas, esses tinham maior chance de terem diabetes tipo 2.

Para os autores, a explicação é simples os purês são frequentemente preparados com a adição de manteiga e as batatas fritas são mergulhadas em óleo. As batatas cozidas, por sua vez, são consumidas sem adição de gorduras e fornecem menos calorias.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/batata-aumenta-risco-de-diabetes-depende-do-preparo-diz-estudo