Cupuaçu é rico em fibras e minerais; conheça os benefícios da fruta

Podcast 'De onde vem o que eu como' detalha o potencial de produção de alimentos e cosméticos de cupuaçu. Fruta atua na imunidade contra doenças.

Cupuaçu é rico em fibras e minerais; conheça os benefícios da fruta

Brasileiro, nativo da Amazônia, e quando está maduro, cai sozinho do pé. O cupuaçu é uma fruta popular na região Norte do país - tanto, que rende receitas de doces, sucos e até de um frisante.

A pesquisadora Miriam Cartonilho, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), contou ao podcast De onde vem o que eu como quais benefícios a fruta pode trazer à saúde e por que ela é usada em cosméticos.

????OUÇA (acima) e, na sequência, leia algumas curiosidades sobre o cupuaçu:

 

 

VALOR NUTRICIONAL

 

  • O cupuaçu tem fibras, que ajudam na digestão;
  • É rico em minerais como o potássio, o fósforo e o magnésio, que atuam na formação dos ossos, na contração muscular e na regulação dos fluidos do corpo;
  • Contém vitamina C, que atua na imunidade contra doenças;
  • Por ter antioxidantes, combate os radicais livres, moléculas que podem prejudicar a saúde.

 

Os maiores produtores de cupuaçu são a Bahia, o Amazonas e o Pará. Os dados mais recentes de produção do IBGE são de 2017, quando o Brasil produziu 21 mil toneladas da fruta.

Cupuaçu dá origens a sucos, doces e cosméticos. — Foto: Ronaldo Rosa/ Embrapa

Cupuaçu dá origens a sucos, doces e cosméticos. — Foto: Ronaldo Rosa/ Embrapa

 

Fonte:https://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2023/05/25/cupuacu-e-rico-em-fibras-e-minerais-conheca-os-beneficios-da-fruta.ghtml