Destruição na galáxia: astrônomos detectam estrela engolindo planeta de uma só vez

De acordo com os cientistas, fenômeno ocorreu entre 10.000 e 15.000 anos atrás, quando a estrela tinha cerca de 10 bilhões de anos.

Destruição na galáxia: astrônomos detectam estrela engolindo planeta de uma só vez

Pela primeira vez, cientistas capturaram uma estrela engolindo de uma só vez um planeta. As novas observações foram reveladas por astrônomos, nesta quarta-feira (3), em estudo publicado na revista "Nature".

Segundo os cientistas, o planeta em questão era um gigante gasoso do tamanho de Júpiter - ou até mesmo maior. Já o astro é parecido com o Sol e estava inchando à medida que envelhecia por eras a fio, até que finalmente ficou tão grande que engoliu o planeta próximo da sua órbita.

 

Embora houvesse sinais anteriores de outras estrelas destruindo planetas, esta foi a primeira vez que a própria devoração foi observada, de acordo com o estudo.

 

Prévia do futuro (distante) da Terra

 

Os cientistas apontam que o fenômeno observado é uma prévia sombria do que acontecerá com a Terra quando o nosso Sol se transformar em uma estrela gigante vermelha, engolindo o nosso planeta.

 

“Se serve de consolo, isso acontecerá em cerca de 5 bilhões de anos”, disse o coautor do estudo Morgan MacLeod, da instituição norte-americana Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics.

 

Ainda de acordo com os cientistas, esta "ceia galáctica":

 

  • Aconteceu entre 10 mil e 15 mil anos atrás, perto da constelação de Aquila;
  • A estrela "devoradora" tinha cerca de 10 bilhões de anos;
  • No fenômeno, houve uma rápida explosão de luz quente quando o planeta foi engolido, seguida por um fluxo duradouro de poeira brilhando intensamente na energia infravermelha fria.

 

O pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Kishalay De, detectou a explosão luminosa em 2020 enquanto revisava varreduras do céu feitas pelo Observatório Palomar do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos. Foram necessárias observações adicionais e análise de dados para desvendar o mistério: em vez de uma estrela engolir sua estrela companheira, esta havia devorado seu planeta.

 

Dada a vida de bilhões de anos de uma estrela, o jantar em si foi bastante breve – ocorrendo essencialmente de uma só vez, disse Mansi Kasliwal, do Caltech, que fez parte do estudo.

 

As descobertas são "muito plausíveis", disse Carole Haswell, astrofísica da Open University da Grã-Bretanha, que não participou da pesquisa. Haswell liderou uma equipe em 2010 que usou o Telescópio Espacial Hubble para identificar a estrela WASP-12 devorando um planeta.

 

Nesta outra representação artística podemos ver a estrela durante seu 'jantar', enquanto o planeta que está sendo devorado puxa gás para longe da estrela, deixando uma trilha em espiral no espaço. — Foto: R. Hurt & K. Miller (Caltech/IPAC)

Nesta outra representação artística podemos ver a estrela durante seu 'jantar', enquanto o planeta que está sendo devorado puxa gás para longe da estrela, deixando uma trilha em espiral no espaço. — Foto: R. Hurt & K. Miller (Caltech/IPAC)

“Mas este é um tipo diferente de alimentação. Esta estrela engoliu um planeta inteiro de uma só vez", disse Haswell em um e-mail. "Em contraste, WASP-12 b e os outros planetas 'Júpiteres' que estudamos anteriormente estão sendo delicadamente lambidos e mordiscados."

Os astrônomos não sabem se mais planetas estão orbitando esta estrela a uma distância mais segura. Mas se isto estiver acontecendo, Kishalay disse que o astro deve esperar alguns milhares de anos antes de fazer a sua segunda ou terceira boquinha.

Agora que eles sabem o que procurar, os pesquisadores estarão atentos a mais jantares cósmicos. Eles suspeitam inclusive que milhares de planetas ao redor de outras estrelas sofrerão o mesmo destino que este e, eventualmente, também o nosso Sistema Solar.

“Tudo o que vemos ao nosso redor, tudo o que construímos ao nosso redor, tudo isso desaparecerá em um piscar de olhos”, disse Kishalay.

 

 

Fonte: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/05/04/destruicao-na-galaxia-astronomos-detectam-estrela-engolindo-planeta-de-uma-so-vez.ghtml