Entenda por que os insetos ficam girando ao redor da luz

Segundo estudo feito por pesquisadores da Imperial College London, a luz artificial, na verdade, não atrai os insetos, mas interfere nos sistemas usados por eles para se orientarem no voo.

Entenda por que os insetos ficam girando ao redor da luz

Especialmente nos dias de calor, é muito comum ver insetos voando ao redor de lâmpadas acesas. No entanto, ao contrário do que se pensava, a luz artificial não atrai esses voadores, mas, sim, interfere nos sistemas de controle usados por eles para se orientarem quando voam.

A conclusão é de uma pesquisa da Imperial College London publicada no site bioRxiv, uma plataforma para cientistas divulgarem seus estudos antes da revisão por pares (fase em que outros pesquisadores avaliam o conteúdo para validá-lo para publicação em periódicos científicos).

 

???? O que diz o estudo?

 

Os insetos não voam diretamente para a luz artificial porque são atraídos por ela. Na verdade, o que uma lâmpada acesa faz é "bagunçar" o sistema de voo deles, o que faz que fiquem girando ao seu redor de forma errática. Segundo os pesquisadores, essa é a razão mais "plausível" para explicar por que eles se juntam em volta das luzes artificiais.

 

???? Como os insetos voadores se orientam?

 

 

  • Os insetos voadores precisam de um jeito confiável para se orientarem em relação ao mundo exterior, especialmente quanto à direção da gravidade. E um dos principais fatores que os ajudam nisso é a luminosidade - inclusive à noite.
  • Ao longo da história evolucionária do voo dos insetos, a parte mais brilhante do campo visual deles é o céu, que funciona como um grande indicador da direção para cima.

 

 

???? Como os insetos controlam o seu voo?

 

 

  • A maior parte dos insetos voadores contam com um comportamento dorsal de resposta à luz. Isto é, eles mantêm a parte de cima do seu corpo (as "costas") voltada para o lado de onde vem o brilho.
  • Sob a luz natural, o hemisfério mais brilhante serve de referência e os ajuda a controlar o voo.
  • Diante de uma luz artificial, porém, os pesquisadores perceberam que, da mesma forma como fazem em relação ao céu, os insetos inclinam o dorso em direção à fonte de luz (uma lâmpada, por exemplo), mas acabam ficando "presos" girando sem parar de forma errática.

 

 

???? O que se achava até então?

 

Desde que o mundo é mundo, os homens observam insetos voando freneticamente em volta de fogueiras e lâmpadas e tentam encontrar explicações.

Uma das teorias diz que eles confundem as lâmpadas com o brilho da Lua, usado para a sua orientação. Outra afirma que fontes de calor serviriam de atração para esses animais. Há ainda a hipótese de que os olhos desses insetos seriam cegados pela luz artificial, fazendo com que voassem de modo errático.

 

???? Como foi feita a pesquisa?

 

O estudo usou uma técnica tridimensional para reconstruir em laboratório o voo de insetos em volta de luzes artificiais.

 

"Nós, finalmente, temos uma boa explicação sobre por que os insetos ficam ao redor de luzes artificiais e não é porque são atraídos por elas. O nosso modelo de orientação demonstrou que a inclinação dorsal deles é suficiente para criar voos erráticos próximos à luz e se mostra plausível para explicar por que eles ficam girando em torno dela", diz trecho do estudo assinado pelos pesquisadores Samuel Fabian, Yash Sondhi, Pablo Allen, Jamie Theobald e Huai-Ti Lin.

 

 

Fonte: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/04/21/entenda-por-que-insetos-ficam-girando-ao-redor-da-luz.ghtml