Lipedema: saiba o que causa o acúmulo de gordura no corpo

Doença é caracterizada por inchaço, retenção de líquido, dores e acúmulo de gordura localizada. Entenda as causas do lipedema

Lipedema: saiba o que causa o acúmulo de gordura no corpo

Frequentemente confundido com a obesidade, o lipedema ganhou o status de doença em 2022. A condição causa sintomas semelhantes à retenção de líquido e, consequentemente, inchaço nas pernas. No entanto, acompanha dores ao toque.

“Muito comum em mulheres, o lipedema é uma doença caracterizada pelo acúmulo de tecido gorduroso que leva a uma desproporção no tamanho dos quadris e pernas, podendo também atingir os braços, mas com menor frequência”, explica a cirurgiã vascular Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

 

Sintomas do lipedema

A condição também é diferente do linfedema, onde há uma alteração no sistema linfático que leva ao acúmulo de líquidos no membro acometido. Os lipedemas são sempre simétricos e, além disso, seus sintomas incluem:

    • Sensação dolorosa ao toque;
    • Aumento da frequência de hematomas espontâneos;
    • Maior tendência ao acúmulo de líquido.

“Não é incomum que a portadora de lipedema estranhe ao se submeter a uma drenagem linfática ou massagem relaxante, já que a experiência, que deveria ser agradável, geralmente é acompanhada de dor e sensibilidade ao toque”, afirma a especialista.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/lipedema-saiba-o-que-causa-o-acumulo-de-gordura-no-corpo