Nasa: brasileira lidera estudo que encontra planeta a 26 mil anos-luz

Stela recebeu o primeiro alerta a respeito de um objeto curioso em 2020: um pico de luz incomum na direção da estrela que vinha observando

Nasa: brasileira lidera estudo que encontra planeta a 26 mil anos-luz

Aos 28 anos, a astrofísica mineira Stela Ishitani Silva lidera uma pesquisa que identificou um exoplaneta — ou seja, um planeta fora do nosso Sistema Solar — a uma distância de cerca de 26 mil anos-luz da Terra. O objeto foi chamado de MOA-2020-BLG-135Lb.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, Stela recebeu o primeiro alerta a respeito de um objeto curioso em 2020: um pico de luz incomum na direção da estrela que vinha observando. Era um planeta que orbita o astro.

Pesquisadora da Agência Espacial Americana (Nasa), a brasileira liderou um estudo em cima do exoplaneta, comandando uma equipe de 36 cientistas. A observação só foi possível devido a um fenômeno chamado lente gravitacional, na qual a gravidade de objetos gera uma curvatura no espaço-tempo.

Assim, tal como uma lupa, a lente gravitacional deixou em evidência o planeta passando por sua estrela. Conforme a Folha, o MOA-2020-BLG-135Lb é da classe Netuno, pois tem tamanho similar ao planeta do nosso Sistema Solar. Porém, Netuno tem 17,1 vezes a massa da Terra, enquanto MOA possui entre 11,3 e 25 vezes a massa do nosso lar.

Antes de identificar o exoplaneta, o grupo de cientistas do qual Stela faz parte atuou na descoberta do primeiro buraco negro isolado de que se tem notícia. O objeto escuro está a cerca de 5 mil anos-luz da Terra.

Atualmente, a Nasa já achou mais de 5 mil planetas fora do nosso sistema. Outros quase 9 mil são estudados e candidatos à categoria exoplanetas.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/ciencia-e-tecnologia-br/nasa-brasileira-lidera-estudo-que-encontra-planeta-a-26-mil-anos-luz