Obesidade: nova injeção pode ser 2 vezes melhor do que outros remédios

Novo medicamento ainda não tem nome, mas pode ser responsável por uma diminuição de peso corporal em quatro meses de uso

Obesidade: nova injeção pode ser 2 vezes melhor do que outros remédios

Pesquisadores da Alemanha e Dinamarca anunciaram o sucesso em estudos clínicos de mais uma injeção contra a obesidade. O remédio, que ainda não tem nome, pode ser responsável por uma perda de 9% do peso corporal em quatro meses — o outros medicamentos semelhantes induzem uma queda de 5,4% no mesmo período.

O estudo testou o BI 456906, como é chamada a fórmula, em 400 pessoas com mais de 50 anos de idade que estão acima do peso ou obesas — os participantes tinham, em média, 97 kg no começo da pesquisa — e que foram diagnosticados com obesidade. Os indivíduos foram divididos em oito grupos: alguns receberam diferentes doses do novo remédio, um recebeu o Ozempic (medicamento já aprovado à base de semaglutida) e outra, um placebo.

 

Os pacientes que tomaram a maior dose do BI 456906 duas vezes por semana perderam, em média, 8,9 kg (9% do peso inicial) em quatro meses. Quantidades menores da fórmula tiveram resultados semelhantes aos do Ozempic.

remédio funciona de forma semelhante ao Ozempic, induzindo a produção de um hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue e faz o indivíduo se sentir satisfeito mais rápido.

Apesar dos bons resultados, os pesquisadores alertam que 80% dos pacientes sentiram efeitos colaterais relacionados à digestão — 15,9% chegaram a abandonar o estudo por conta do problema. Quanto maior a dose e maior o tempo de administração, maior a quantidade de reações.

A sugestão dos cientistas é uma progressão da dose para que o corpo se acostume à fórmula e sofra menos com os efeitos adversos. Os resultados completos do estudo e mais detalhes sobre o BI 456906 serão apresentados no encontro internacional da Sociedade de Obesidade, que acontece na próxima semana, nos Estados Unidos.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/obesidade-nova-injecao-pode-ser-2-vezes-melhor-do-que-outros-remedios