Rosto de múmia egípcia grávida é reconstituído por cientistas; veja imagem

Reconstruções foram feitas a partir de estudos forenses. Principal teoria aponta que a múmia teria sido uma mulher que morreu aos 20 anos de idade, com 28 semanas de gravidez, muito provavelmente por causa de um câncer.

Rosto de múmia egípcia grávida é reconstituído por cientistas; veja imagem

Um grupo de cientistas do "Projeto Múmia de Varsóvia" revelou na última semana duas reconstituições digitais do rosto do único exemplar conhecido de uma múmia egípcia grávida, feitas a partir de estudos forenses e antropológicos (veja acima).

O Museu Nacional de Varsóvia, na Polônia, usa essa tecnologia para analisar sua coleção desde 2015 e as imagens da reconstrução do rosto da "Senhora Misteriosa" foram divulgadas em uma postagem no Facebook do projeto.

Segundo os pesquisadores envolvidos na empreitada, tomografias computadorizadas e raios-X foram utilizados no processo, resultando em duas imagens semelhantes.

Em ambas as reconstituições é possível ver que a famosa múmia grávida que morreu em meados do século 1 a.C. tinha cabelos escuros-ondulados, olhos castanhos e uma pele negra.

“Nossos ossos e o crânio em particular fornecem muitas informações sobre o rosto de um indivíduo", explica a antropóloga forense italiana e integrante do projeto Chantal Milan.

 

"Embora não possa ser considerado um retrato exato, o crânio, como muitas partes anatômicas, é único e mostra um conjunto de formas e proporções que aparecerão parcialmente na face final”.

 

 

Pesquisadores fazem uma tomografia computadorizada da múmia. — Foto: A. Leydo - Warsaw Mummy Project

Pesquisadores fazem uma tomografia computadorizada da múmia. — Foto: A. Leydo - Warsaw Mummy Project

 

Origem desconhecida

 

A Senhora Misteriosa tem uma origem incerta e, por isso, recebeu esse apelido.

Antes, os cientistas acreditavam que a múmia trazida para a Polônia em meados de 1826 teria sido na verdade um sacerdote.

Hoje, a principal teoria aponta que a múmia se trata de uma mulher que teria morrido aos 20 anos de idade, com 28 semanas de gravidez, muito provavelmente por causa de um câncer.

Apesar desses novos achados, o local de descoberta da múmia assim como o itinerário que ela percorreu até a Polônia permanecem incertos. O que se sabe é que ela foi doada por um pesquisador polonês que afirmava a ter encontrado na antiga cidade egípcia de Tebas.

Uma exposição com essas reconstruções faciais foi aberta ao público este mês no Silesia Museum, localizado na cidade polonesa de Katovice, e deve ser realizada até março de 2023.

 

Fonte: https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2022/11/17/senhora-misteriosa-cientistas-mostram-reconstituicoes-digitais-de-rosto-de-mumia-egipcia-gravida.ghtml