Salman Rushdie: entenda a ordem de morte que o Irã emitiu em 1989 contra o escritor que foi atacado por homem nos EUA

A fatwa (determinação jurídica islâmica) foi emitida pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, o primeiro líder supremo do Irã após a revolução, em 1979. Essas ordens não podem ser revogadas.

Salman Rushdie: entenda a ordem de morte que o Irã emitiu em 1989 contra o escritor que foi atacado por homem nos EUA

Em 14 de fevereiro de 1989, o aiatolá Ruhollah Khomeini, do Irã, publicou uma fatwa em que pedia a morte do escritor britânico Salman Rushdie.

Rushdie foi atacado com uma faca nesta sexta-feira (12), quando estava prestes a dar uma palestra em Chautauqua, no estado de Nova York. Testemunhas dizem ter visto um homem correndo no palco e esfaqueando ou socando Rushdie enquanto ele estava sendo apresentado ao público. O crime aconteceu mais de 33 anos depois da publicação da fatwa.

Salman Rushdie é atacado por homem nos EUA

Salman Rushdie é atacado por homem nos EUA

A polícia de Nova York afirmou que, aparentemente, ele foi esfaqueado no pescoço.

 

O que são fatwas?

 

Fatwas são determinações legais da lei islâmica, emitidas por uma pessoa com autoridade e que foi provocada —ou seja, é como um juiz na Justiça comum: alguém que tem autoridade para decidir questões que chegam a ele, mas não pode protocolar um processo e também tomar a decisão.

Salman Rushdie em 2015, durante uma entrevista — Foto: Eloy Alonso/Reuters

Salman Rushdie em 2015, durante uma entrevista — Foto: Eloy Alonso/Reuters

Para Khomeini, o autor, que é de uma família de muçulmanos da Índia, havia insultado o fundador da religião islâmica em um romance chamando “Os Versos Satânicos”, de 1988, e, por isso, deveria ser jurado de morte.

Na época, ele divulgou a ordem pelo rádio: "Eu informo ao povo orgulhoso muçulmano que o autor de 'Os Versos Satânicos' que é contra o Islã, o profeta e o Corão, e todos os envolvidos com a sua publicação e tinham ciência de seu conteúdo estão condenados à morte. Eu peço aos muçulmanos para executá-los onde eles forem encontrados". Para o islamismo, quem morresse tentando matar Rushdie se tornara um mártir instantaneamente.

 

Os Versos Satânicos

 

Um dos personagens do romance é um empresário que vira profeta e se chama Maomé. Para os muçulmanos, esse personagem é uma representação do profeta Maomé.

O romance foi proibido em muitos países onde há uma grande população muçulmana. Mesmo em países do Ocidente, como os Estados Unidos, as livrarias deixaram de vender "Os Versos Satânicos", com medo de ataques.

Após a publicação da fatwa, em 1989, Salman Rushdie viveu anos escondido para não ser assassinado.

Em 1998, o Irã passou a ser governado por reformistas e anunciou que não tinha intenção de pedir para que essa fatwa fosse cumprida.

Depois de cerca de 10 anos se protegendo cuidadosamente, ele começou a ter uma rotina pública, com aparições em eventos —ele participou em 2010 da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip.

O governo do Irã não tinha poder para revogar uma ordem religiosa —que foi determinada, ainda por cima, pelo aiatolá Khomeini, o primeiro líder supremo do Irã após a revolução no país, em 1979.

De acordo com uma reportagem do “New York Times” de 2009, juristas, ativistas políticos e parlamentares acreditam que era impossível cancelar a fatwa.

Salman Rushdie na Flip — Foto: Flávio Moraes/G1

Salman Rushdie na Flip — Foto: Flávio Moraes/G1

Nos últimos anos, organizações iranianas levantaram dinheiro para pagar uma recompensa de milhões de dólares pelo assassinato de Rushdie.

 

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/08/12/salman-rushdie-entenda-a-ordem-de-morte-o-ira-emitiu-em-1989-contra-o-escritor-que-foi-atacado-por-homem-nos-eua.ghtml