Existe açúcar saudável? Nutri explica 14 tipos diferentes do produto

Veja abaixo quais são as principais variações disponíveis no mercado e o que esperar de cada uma delas

Existe açúcar saudável? Nutri explica 14 tipos diferentes do produto

Se você gosta de um docinho, mas quer iniciar ou manter uma alimentação mais saudável, fatalmente já deve ter se perguntado sobre se existe algum açúcar recomendado por nutricionistas. A resposta não é tão simples assim, já que tudo depende de um contexto geral.

Caso a sua alimentação esteja bem planejada, tem espaço para tudo. Mas, é fato que, para incluir na dieta, existem opções mais interessantes do que o açúcar refinado tradicional. Por isso, com a ajuda da nutricionista funcional esportiva Cintia Pettinati, detalhamos 14 tipos diferentes do produto. Confira:

 

14 tipos de açúcar e o que esperar de cada um

1. Açúcar mascavo: ele é o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como esse tipo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Dessa forma, acaba sendo uma opção mais saudável do que o tradicional. Mas, vale lembrar que, ainda assim, ele é calórico. Sem falar que o seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, não é unânime.

2. Açúcar demerara: conhecido por ser uma das formas mais caras dos açúcares extraídos da cana, o demerara é também um dos tipos mais utilizados para fazer doces sofisticados. De sabor mais ameno que o mascavo, os ingredientes passam pelo processo de purificação e refinamento, porém, sem aditivos químicos. Portanto, ele mantém os teores minerais da cana-de-açúcar.

 

3. Açúcar orgânico: muito parecido com o mascavo, o açúcar orgânico não utiliza produtos agrotóxicos em seu plantio e cultivo, nem componentes químicos artificiais no processo de industrialização. Além disso, não é refinado, o que lhe confere grãos mais grossos e de cor mais escura. Seus benefícios estão relacionados à ausência de aditivos químicos e preservação dos sais minerais e não aos valores calóricos e nutricionais.

4. Açúcar light: a versão mais indicada para quem está querendo emagrecer com dietas naturais, o açúcar light é a mistura de açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que adoça quatro vezes mais que as versões naturais. Embora não seja isento de gorduras e calorias, o açúcar light adoça mais e é utilizado em menor quantidade, ação que resulta em ingestão de menos calorias.

Os mais diferentes

5. Açúcar de coco: uma das melhores opções para programas alimentares com restrições. Ele é mais leve, menos calórico e muito mais nutritivo que os adoçantes comuns do mercado. Sem falar que um dos benefícios é o seu baixo nível glicêmico. Ou seja, ele não se transforme em glicose no sangue muito rápido, sendo bom tanto para quem está seguindo uma dieta específica, como para os portadores de diabetes.

6. Melado de cana: é a forma líquida extraída direto da cana-de açúcar, que também tem o poder de adoçar muito forte. Sendo assim, conserva todos nutrientes, como ferro, cálcio, selênio, manganês e o cobre, e é indicado para quem tem imunidade baixa, anemia, para evitar o excesso de coagulação e dar muita energia para os músculos.

Leia a lista completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/existe-acucar-saudavel-nutri-explica-14-tipos-diferentes-do-produto