Dia da Pimenta-do-Reino: curiosidades, benefícios e como usar em receitas

Uma pitada de sal e outra de pimenta é o casamento mais utilizado na culinária, e não é por menos; entenda!

Dia da Pimenta-do-Reino: curiosidades, benefícios e como usar em receitas

Uma pitada de sal e outra de pimenta é o casamento mais utilizado na culinária, e não é por menos. Além de sabor, a pimenta-do-reino traz muitos benefícios para a nossa saúde. A importância é tamanha que ela ganhou uma data para chamar de sua no calendário brasileiro: 29 de agosto é o Dia da Pimenta-do-Reino.

Assim, para celebrar a data, nós separamos curiosidades, benefícios e como usar a Pimenta-do-Reino em receitas. Vem ver!

Curiosidades sobre a Pimenta-do Reino

Originárias da Índia, as especiarias como pimenta-do-reino foram as precursoras dos descobrimentos e fundamentais na história da humanidade, pois permitiram a conservação dos alimentos.

Você sabia que existem 3 tipos de pimenta do reino? Sim, a pimenta branca, verde e preta. Todas são originárias da mesma planta, porém, colhidas em tempos e processos diferenciados.

O mais recomendado para aproveitar seu sabor e aroma é moê-la na hora de servir o prato ou acrescentar durante preparos que necessitam de apuração.

Mas existe contraindicação dessa especiaria e ela tem relação com o processo de moagem: quando usada de maneira fina, pode agredir a parede intestinal. Principalmente quem tem gastrite, úlceras, colites e hemorróidas deve ter atenção a isso. 

Para que não faça mal, é melhor consumi-la na forma triturada no momento de consumo.

Além disso, a pimenta também faz parte do grupo de alimentos afrodisíacos (veja a lista aqui). Afinal, quanto mais apimentada a comida, mais apimentado o amante!

Benefícios da Pimenta-do-Reino

  • A família de pimentas contém uma substância chamada capsaicina, que possui alto poder anti-inflamatório e, inclusive, anestésico.
  • Além disso, a capsaicina tem potencial termogênico, ou seja, contribui para acelerar o metabolismo e pode colaborar com o emagrecimento.
  • Outra substância importante é a piperina, considerada um tipo de antioxidante, que ajuda a diminuir o risco de doenças crônicas, como aterosclerose, doenças cardiovasculares e condições neurológicas. 
  • Além disso, a piperina tem um efeito positivo na biodisponibilidade dos nutrientes. Ao adicionar pimenta-do-reino à refeição, você aumenta a quantidade de nutrientes absorvidos pela corrente sanguínea. Para quem usa a cúrcuma, é fundamental a presença de uma pitada de pimenta!
  • Estudos também demonstram que essas substâncias podem controlar os níveis de açúcar no sangue, e também os níveis de colesterol.
  • Também pode ser usada em conjunto com outros temperos saudáveis, incluindo açafrão, cardamomo, cominho, alho e raspas de limão, assim como em pratos doces com cravo, canela, baunilha! 

 

Diferenças e como usar cada tipo de Pimenta-do Reino

Pimenta-do-reino verde

  • Tem uma desidratação mais rápida, sendo de sabor mais suave e menor ardência. 
  • A pimenta verde pode ser usada pura, em salmoura ou em vinagre. 
  • É indicada para saladas, peixes, aves e carnes, além de marinadas, no molho bechamel e no molho de mostarda.

Pimenta-do-reino preta

  • Seus grãos são colhidos quase maduros e deixados para secar até ficarem pretos.
  • Harmoniza bem com sabores fortes, como carnes vermelhas. 
  • Modere nela, pois pode mascarar ingredientes suaves.

Pimento-do-reino clara

  • Esta pimenta fica clara, porque a casca e a polpa do fruto são retirados. 
  • Utilizada nas mesmas indicações da pimenta preta, porém, por uma questão estética, a preta é mais usada em carnes vermelhas, enquanto a branca para carnes brancas, peixes e frutos do mar, assim, não aparece muito na finalização.

 

Amanda Regina ([email protected])

- Nutricionista Funcional, Personal Diet e ampliada pela Antroposofia. Gosta muito de cozinhar! Atua em consultório e palestras, cuidando principalmente de saúde da mulher; emagrecimento trabalhando comportamentos alimentares, transição para o vegetarianismo ou veganismo, e ajudando a estabelecer uma relação saudável e prazerosa com a comida!

 

Fonte: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/nutricao/dia-da-pimenta-do-reino-curiosidades-beneficios-e-como-usar-em-receitas,39bccf1db61c0e40f0111b4c0c4607d30yfl54va.html