VERDADES SOBRE A HIPERPIGMENTAÇÃO

Das causas do problema aos cuidados e prevenção, saiba tudo sobre a condição de hiperpigmentação e descubra os caminhos para uma pele livre de manchas solares.

VERDADES SOBRE A HIPERPIGMENTAÇÃO

Se olhe com atenção no espelho. Observou manchas e áreas mais escurecidas na sua pele? Essa pigmentação desigual, concentrada em certos lugares, é chamada de hiperpigmentação, um problema que, apesar de bastante comum, pode prejudicar aparência e abalar sua autoestima.

Em alguns casos é possível disfarçar os sinais com o combo base e corretivo. Mas, dependendo do tamanho, cor e localização, essa missão de camuflagem fica bem complicada. Veja aqui algumas das principais verdades sobre esse tema e confira como conseguir uma pele mais homogênea.

Vários fatores podem provocar a hiperpigmentação

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o escurecimento da pele é causado pelo aumento da produção de melanina, a proteína responsável pela coloração do cabelo, pelo e pele. E vários fatores podem levar à concentração desse pigmento.

O principal é sol em excesso. Funciona da seguinte maneira: a luz acelera a produção de melanina, uma reação que nos protege dos efeitos nocivos dos raios ultravioletas e deixa a pele bronzeada. O pigmento, de certa forma, age como um protetor solar natural. Mas o exagero sempre cobra um preço e nesse caso, quando há uma exposição excessiva ao sol, ocorre um desequilíbrio nesse processo, o qual implica na hiperpigmentação. E, pior, depois que as manchas solares aparecem, a exposição pode agravar o quadro, escurecendo ainda mais a região.

Entretanto, outros fatores como uso de hormônios ou de algumas medicações, doenças endocrinológicas, aplicação de certos cosméticos, exposição a agentes físicos e químicos, lesões e inflamações na pele e alterações genéticas podem causar a hiperpigmentação.


Pele com hiperpigmentação (Foto: Reprodução/Pinterest)


O problema pode aparecer em diversas partes do corpo

A pigmentação pode acontecer de maneira homogênea, quando o corpo fica bronzeado pelo sol, ou se concentrar em algumas regiões específicas, causando o aparecimento de manchas solares escurecidas, as quais variam do castanho-claro ao preto, e em tamanhos e formas diferentes, em locais mais expostos à radiação do sol, como bochechas, colo, mãos e até unhas.

Existem maneiras de cuidar da hiperpigmentação

Caso as manchas solares tenham se formado, existem alternativas que ajudam a reduzi-las e até, mesmo, a evitar que reapareçam. O ideal é procurar por produtos formulados especificamente para combater e prevenir a hiperpigmentação. No caso de protetores solares, um protetor solar com cor para peles hiperpigmentadas é indispensável para a uniformização e proteção da pele. Consulte um médico dermatologista para ter o tratamento ideal para seu caso.

É possível prevenir a hiperpigmentação

Se a produção excessiva de melanina causa o problema, controlar essa produção é a melhor via para se proteger das manchas de sol. Ou seja, a prevenção passa pelo uso diário de um protetor solar poderoso, inclusive nos dias nublados, já que o produto bloqueia os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB e previne a formação adicional de manchas de pigmentação causadas pelo sol.

 

Foto destaque: Pele com hiperpigmentação (Reprodução/Pinterest). 

 

Fonte: https://lorena.r7.com/post/Verdades-sobre-a-hiperpigmentacao