Banana: conheça 5 benefícios e inclua a fruta na sua dieta

A fruta é conhecida por ser saudável, prática e rica em nutrientes e vitaminas essenciais para garantir a boa saúde do organismo

Banana: conheça 5 benefícios e inclua a fruta na sua dieta

Conhecida por ser um lanche saudável e acessível, a banana é figura presente na dieta de muita gente. Além de ser saborosa e fácil de consumir, a fruta é rica em inúmeros nutrientes e vitaminas, e seu consumo pode ajudar desde a saúde mental até o coração.

Para o amante de banana justificar a presença da fruta na alimentação diária, a nutricionista Mariana Melendez Araújo, doutoranda pela Universidade de Brasília (UnB), elenca benefícios comprovados por estudos científicos:

 

“A banana ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, além de auxiliar no manejo do colesterol, na saúde intestinal e no controle da glicose sanguínea. Por ser rica em fibras, ela ajuda também na fome, dando saciedade por um tempo maior ao indivíduo”, explica a nutricionista.

Apesar de a fruta ser muito comum e cheia de benefícios, é importante lembrar que todo alimento deve ser consumido com moderação: a dica é não passar de três unidades diárias. Além dessa quantidade, a banana pode causar constipação, gases, dor de cabeça, problema nos dentes, dano neural e inflamação no corpo.

A fruta também tem alta quantidade de calorias, e para quem está tentando perder peso, é importante prestar atenção na quantidade ingerida.

Confira os 5 benefícios da banana para a saúde

1. Versatilidade e acessibilidade: a banana é uma fruta barata e existe em quase todas as regiões do mundo. Além disso, é fácil de carregar como lanche e pode ser usada em várias preparações, substituindo o açúcar e dando sabor à comida.

2. Fonte de fibras: a fruta ajuda a manter a saúde intestinal e a evitar que a gordura se acumule no sangue. Por causa das fibras, o consumo da banana auxilia no controle do colesterol e da glicose e ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, o sentimento de saciedade causado pela fruta pode colaborar para a perda de peso.

3. Prevenção de câimbras: a banana é rica em potássio, substância relacionada ao controle da pressão arterial e à prevenção de câimbras.

4. Ajuda a saúde mental: a fruta é fonte de serotonina, que atua como um estabilizador de humor natural. Por isso, age como uma espécie de antidepressivo e auxilia no sono, ajudando o organismo a relaxar.

5. Combate aos radicais livres: a banana é conhecida por ser rica em flavonoides. O nutriente auxilia no combate aos radicais livres, ou seja, ajuda na conservação das células. Outros dois possíveis benefícios da substância são diminuir o desenvolvimento de tumores e controlar as bactérias maléficas do intestino.

Opções no cardápio

Para uma alimentação saudável, a nutricionista alerta que o indivíduo deve ter uma variedade de opções na dieta, e a quantidade de nutrientes que se consome faz diferença para a saúde. A moderação, inclusive com a ingestão de banana, é importante para conseguir os benefícios.

“Existem várias outras frutas que garantem outros componentes essenciais ao corpo. É importante que fique claro: não existe um alimento herói, ou seja, algo específico que vai ser a resolução de todos os problemas”, afirma Mariana.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/banana-conheca-5-beneficios-e-inclua-a-fruta-na-sua-dieta