Chico César e Zeca Baleiro entram no clima do verão em single duplo que retoma o primeiro álbum dos artistas

Com leveza, cantores ecoam o soul brasileiro de Hyldon e Cassiano em 'Verão' e apresentam o ska agreste 'Beije-me antes' na segunda amostra do disco conjunto prometido para 2023.

Chico César e Zeca Baleiro entram no clima do verão em single duplo que retoma o primeiro álbum dos artistas

Resenha de single duplo

Título: Verão / Beije-me antes

Artistas: Chico César e Zeca Baleiro

Compositores: Chico César e Zeca Baleiro

Edição: Chita Discos e Saravá Discos com distribuição via ONErpm

Cotação: ★ ★ ★ ★

♪ Além de afinados musical e ideologicamente, Chico César e Zeca Baleiro são compositores irmanados pela impressionante capacidade de renovação dos respectivos cancioneiros autorais. Ambos quase sempre estão envolvidos na formatação de projetos fonográficos simultâneos com repertórios geralmente inéditos.

Tanto que, por questões de agenda, o primeiro álbum de Chico com Baleiro – anunciado em abril de 2021 – somente foi retomado neste segundo semestre de 2022 com produção musical do violonista Swami Jr. e com repertório inédito composto por dez das mais de 20 músicas feitas por Chico e Baleiro quando, na pandemia, os compositores decidiram ampliar parceria apresentada em 1995 com a música Pajelança – da dupla com adesão de com Tata Fernandes – em disco da cantora Vange Milliet.

Programado para sexta-feira, 16 de dezembro, o single duplo Verão / Beije-me antes é a segunda amostra do álbum. A primeira foi dada em maio de 2021 com a edição de outro single duplo em que os cantores apresentaram as músicas Lovers e Respira.

Verão / Beije-me antes é single feito com leveza para entrar no clima da estação mais quente do ano. As duas músicas inéditas reiteram a diversidade rítmica das obras dos compositores.

Faixa produzida e mixada por Alexandre Fontanetti, Verão ocupa o presumível lado A do single e evoca já na introdução o soul de Hyldon, referência assumida dos autores na criação da composição. Contudo, as vozes do coro e o naipe de metais – orquestrados pelo clarinetista e saxofonista Nailor Azevedo, o Proveta – reverberam no refrão ecos de arranjos da obra de outro soulman brasileiro, Cassiano (1943 – 2021).

Já Beije-me antes se afina no hipotético lado B, pela levada jamaicana, com Lovers, música do single duplo anterior gravada com produção musical de Érico Theobaldo na cadência romântica do reggae tocados nos bailes do Maranhão, estado natal de Baleiro que costuma ser referenciado como a “Jamaica brasileira”.

Beije-me antes é ska de beat um pouco menos acelerado do que a cadência habitualmente veloz desse gênero musical. A produção musical de Swami Jr. turbina a faixa com os metais arranjados pelo mestre Tiquinho. Mas o diferencial está no tom levemente agreste da gravação.

Como já mostra a ilustração da capa do single Verão / Beije-me antes, criação de Marco Faria, Chico César e Zeca Baleiro estão em clima de verão, nus, mas vestidos de amor e dispostos a invadir a praia de quem procura um pouco de alto astral e leveza no fim deste ano que aguentou o peso de muito ódio, mas que termina com a promessa de vida nos corações brasileiros e também com a promessa da edição, em 2023, do primeiro álbum conjunto de Chico César e Zeca Baleiro.

 

Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2022/12/13/chico-cesar-e-zeca-baleiro-entram-no-clima-do-verao-em-single-duplo-que-retoma-o-primeiro-album-dos-artistas.ghtml