Como ter toalhas (quase) tão fofinhas como as de hotel

Como ter toalhas (quase) tão fofinhas como as de hotel

Sensações ruins da vida: sair do banho, pegar a toalha e perceber que ela espalha mais água do que a absorve, dando a impressão de que não seca nada direito.

A culpa está no uso excessivo de produtos durante a lavagem, principalmente o amaciante. Ele deixa as roupas na máquina bastante perfumadas, mas também as enche de resíduos.

O amaciante acumula uma espécie de película protetora nas fibras da toalha, que não vão secar o corpo direito. "A fibra natural do algodão das toalhas fica impregnada e perde a capacidade de absorver água", explica Rui Torres, proprietário da Lavert Lavanderia.

 

Mas resolver isso é fácil com uma "receita da vovó": usar vinagre de álcool na máquina e seguir as dicas na sequência.

????Remova o excesso com uma pré-lavagem:

 

  • Se as toalhas estiverem impregnadas de amaciante, será preciso lavar mais de uma vez sem usar o produto – que serve mais para deixar cheiro nas roupas do que torná-las mais macias. Use apenas sabão líquido e vinagre de álcool branco.
  • Uma alternativa é deixar a toalha em um balde com um pouco de bicarbonato de sódio antes da lavagem na máquina. "Em duas horas de molho, as fibras estão amolecidas. Depois é só lavar no processo normal", comenta Rodrygo Silveira, gerente de produtos da LG.

 

???? Para lavar, o básico:

 

  • Não misturar com outras roupas e colocar apenas as toalhas na máquina de lavar, separadas por cor.
  • "Também é bom ler as recomendações de lavagem descritas na etiqueta do tecido", recomenda Gabriel Barbieri, diretor de marketing da Brastemp.
  • Utilize apenas sabão, de preferência líquido, na medida indicada pelo fabricante da máquina e vinagre de álcool branco no lugar do amaciante – que vai ajudar a remover o excesso e a amaciar a toalha.
  • Se as toalhas tiverem cores claras, pode usar alvejante sem cloro. "Ajuda a realçar o branco, mas não amacia a toalha", completa Torres, da Lavert. O alvejante com cloro não é recomendado porque pode manchar as roupas.
  • O cheiro do vinagre evapora durante a lavagem.

 

Usar vinagre na lavagem é um dos segredos para ter toalhas macias como as de hotel  — Foto: Sarath Raj/Pexels

Usar vinagre na lavagem é um dos segredos para ter toalhas macias como as de hotel — Foto: Sarath Raj/Pexels

 

Leia outras dicas do Guia de Compras:

 

 

 

⚠️Pode usar amaciante?

 

  • O amaciante é opcional – somente em uma medida menor (em torno de 1/4 de tampa) que a indicada pelo fabricante da máquina e apenas para deixar a toalha com um cheirinho de limpeza.

 

????Para secar:

 

  • "Toalha se seca à sombra, ao natural, sem colocar diretamente no sol", explica Marinês Cassiano, especialista têxtil da lavanderia 5àsec.
  • A secadora também é indicada, pois ajuda a soltar as fibras da toalha. O recomendável é usar um ciclo rápido e deixar no varal à sombra para remover o resto de umidade antes de guardar.

 

???? Não precisa passar:

 

  • O ferro de passar roupa amassa as fibras de algodão, o que vai deixar a toalha menos fofinha e com a capacidade de absorção reduzida.

 

???? A toalha vai ficar como a de um hotel?

 

  • Lavar as toalhas em casa no processo indicado com sabão líquido, vinagre e secar à sombra vai deixar a toalha parecida, mas é muito difícil ela ficar igualzinha às de hotel.
  • Hotéis usam equipamentos industriais – como máquinas de lavar para 100 kg ao mesmo tempo – e produtos químicos que não estão disponíveis para o consumidor, apenas para lavanderias profissionais.

 

 

Fonte: https://g1.globo.com/guia/guia-de-compras/casa/limpeza/como-ter-toalhas-quase-tao-fofinhas-como-as-de-hotel.ghtml