Dedos 'inchados' do rei Charles III intrigam internautas e viralizam; médicos explicam possíveis causas

Reumatologistas entrevistados pelo g1 citaram pelo menos cinco doenças que têm como um dos sintomas o inchaço nas mãos. Oficialmente, o Palácio de Buckingham jamais falou sobre algum problema de saúde específico.

Dedos 'inchados' do rei Charles III intrigam internautas e viralizam; médicos explicam possíveis causas

A cerimônia em que o rei Charles III assinou sua proclamação, neste sábado (10), repercutiu para além do gesto do monarca ao revelar certo incômodo com as canetas na mesa. Nas redes sociais, muita gente fez comentários sobre os dedos aparentemente inchados do sucessor da rainha Elizabeth IIque morreu na quinta-feira (8), aos 96 anos.

 

"Só pra registrar que eu perdi o controle da minha vida. 1:23 da manhã e eu pesquisando por que o Charles tem dedos de salsicha", escreveu uma internauta no Twitter. Outra disse: "Não sei mais olhar a foto do Rei Charles sem olhar os dedos dele".

Entrevistados pelo g1, os médicos especialistas em reumatologia Fábio Jennings e Lícia Mota citaram pelo menos cinco doenças que têm como um dos sintomas o inchaço nas mãos. Veja a seguir:

 

  • Psoríase;
  • Artrite reumatoide;
  • Gota;
  • Esclerodermia;
  • Esclerose sistêmica.

 

Ambos reforçam que essas são apenas hipóteses levantadas com base em fotos e vídeos. Um diagnóstico preciso requer avaliação clínica e exames.

A hipótese "dedos de salsicha" faz sentido, segundo Fábio Jennings, reumatologista coordenador da comissão de mídias da Sociedade Paulista de Reumatologia (SPR) e assistente da disciplina de reumatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“Dedos de salsicha é o nome do sinal clínico que se dá o que tecnicamente é dactilite, ou seja, inflamação dos dedos das mãos que atinge tendões e articulações", explica Jennings.

A cura e o tratamento neste caso, ele ressalta, dependem do diagnóstico: "Uma das causas mais comuns é a artrite psoriásica, que acompanha a psoríase, uma doença autoimune. Nesses casos, tem que tratar a doença. E, daí, há melhora, sim".

"Quando é a mão toda, chama 'puffy hands' ou 'mão em pão', já que fica toda inchada. Daí, pensamos também em artrite reumatoide, gota, esclerodermia ou esclerose sistêmica."

Rei Charles III pede para assistente retirar bandeja com canetas durante cerimônia

 

Palácio e rei nunca citaram problema de saúde

 

Oficialmente, nem Charles III nem o Palácio de Buckingham falaram sobre um possível problema de saúde que poderia causar inchaço nos dedos.

A médica Lícia Mota, reumatologista membro da comissão científica da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), afirma: "Para ter um diagnóstico, é preciso ter uma avaliação clínica cuidadosa, que inclui uma história clínica bem-feita, avaliação de sintomas, exame físico adequado e, eventualmente, exames complementares", diz a médica.

 

Segundo ela, diversas doenças reumáticas podem levar a edemas e inchaços nas mãos como visto nas mãos de Charles III. "Esse inchaço pode acometer as articulações e, eventualmente, as juntas e toda a estrutura de mãos e pés", afirma.

Ela lista, então, algumas doenças inflamatórias que podem causar o quadro como:

"A gota, que pode levar a episódios de edemas e geralmente dolorosos nas articulações; doenças inflamatórias como a artrite reumatoide, que é autoimune e afeta predominantemente o tecido que reveste as articulações (e também pode causar dor e edema); e algumas outras, como a artrite psoriásica, que é uma doença que causa acometimento na pele, a psoríase, que pode afetar também as articulações".

Rei Charles III e Camilla, rainha consorte, são acompanhados pela presidente do parlamento escocês Alison Johnstone  — Foto: Jeff J Mitchell/Pool via REUTERS

Rei Charles III e Camilla, rainha consorte, são acompanhados pela presidente do parlamento escocês Alison Johnstone — Foto: Jeff J Mitchell/Pool via REUTERS

 

Fonte: https://g1.globo.com/saude/noticia/2022/09/13/dedos-inchados-do-rei-charles-iii-intrigam-internautas-e-viralizam-medicos-explicam-possiveis-causas.ghtml