Entenda como a alimentação saudável pode retardar o envelhecimento

Alimentos naturais contribuem para o controle do estresse oxidativo, relacionado à morte e envelhecimento mitocondrial

Entenda como a alimentação saudável pode retardar o envelhecimento

Viver mais e com saúde é o sonho de muitos. Parte da resposta para garantir a longevidade, segundo estudos, está em priorizar a saúde das mitocôndrias, uma organela vital para o organismo que produz a maior parte da energia usada pelas células.

De acordo com o médico José Ribas, da Clínica Reviv, 10% do nosso peso corporal é composto por mitocôndrias. Elas estão localizadas em três importantes regiões do corpo humano: em torno das células nervosas e do cérebro; no músculo estriado cardíaco e nos músculos.

 

“Entendemos hoje que as mitocôndrias têm uma fisiologia mais abrangente do que só gerar energia. Por estarem presentes por todo o corpo, elas participam do processo de envelhecimento com certa autonomia. Portanto, se queremos envelhecer de forma saudável, devemos estimulá-las através da nutrição e do controle do estresse oxidativo”, explica.

Segundo o médico, a estratégia pode ainda favorecer o ganho de massa muscular, revertendo os processos de dinapenia e sarcopenia – a perda de força e massa muscular, respectivamente – secundárias ao envelhecimento.

“Quando você tem mitocôndrias saudáveis, prolonga a expectativa de vida. Um paciente ativo vai envelhecer com mais qualidade”, acrescenta.

A endocrinologista Jamilly Drago, do Hospital Brasília, explica que seguir uma nutrição saudável – com verduras, frutas e carnes brancas – ajuda as mitocôndrias a funcionar melhor e reduz a chance de deterioramento da função delas.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/entenda-como-a-alimentacao-saudavel-pode-retardar-o-envelhecimento