Melasma: sol do verão pode causar manchas escuras na pele

A exposição prolongada ao sol sem proteção pode causar diversos problemas, como o surgimento de manchas, sinais de envelhecimento e melasma

Melasma: sol do verão pode causar manchas escuras na pele

Chegamos oficialmente na estação mais quente do ano. Com os dias mais ensolarados, é importante redobrar os cuidados com a pele. Isso porque a exposição prolongada ao sol pode causar diversos problemas, como o surgimento de manchas, sinais de envelhecimento e melasma.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o melasma atinge cerca de 35% das mulheres. A condição provoca manchas escuras, principalmente, na região do rosto. No entanto, a sua causa ainda é desconhecida.

 

A dermatologista Fátima Tubini explica que o surgimento do problema tem relação com o uso de anticoncepcionais, fatores genéticos, alterações hormonais e gravidez – além, claro, da exposição solar.

“A exposição à luz ultravioleta estimula o aparecimento das manchas, mesmo que não tenha sido exposto à região afetada pela doença, como o rosto, por exemplo. Porque a exposição ao sol leva o estímulo de dois hormônios que são o MSH e o ACTH, esses hormônios agem no nosso melanócito, que é a célula que produz cor e ela vai produzir mais pigmento, consequentemente piorando o melasma”, explica a especialista.

 

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/melasma-sol-do-verao-pode-causar-manchas-escuras-na-pele