Metais pesados em barra de chocolate: quais são os riscos à saúde?

Pesquisa realizada pela revista Consumer Reports encontrou metais pesados na composição de chocolates famosos

Metais pesados em barra de chocolate: quais são os riscos à saúde?

Uma pesquisa publicada na revista Consumer Reports reprovou até marcas tradicionais de chocolate ao testar a qualidade dos produtos.

Publicado em dezembro de 2022, o levantamento mediu os níveis de arsênico, cádmio, chumbo e mercúrio – metais que podem estar presentes na receita, mas em um nível mínimo – em 28 barras de chocolate amargo de 21 marcas diferentes.

 

De acordo com os pesquisadores, todas continham níveis de cádmio e chumbo além do tolerável. A exposição constante e prolongada a pequenas quantidades desses metais pode levar a uma variedade de problemas de saúde em adultos e crianças, especialmente para mulheres grávidas crianças pequenas.

 

A exposição de longo prazo ao chumbo pode levar a problemas no sistema nervoso, hipertensão, danos nos rins, supressão do sistema imunológico e problemas reprodutivos. A exposição ao cádmio afeta os rins e os ossos.

Mais cacau na composição

De acordo com os autores, o chocolate amargo contém mais metais pesados do que a opção ao leite por conter uma porcentagem muito maior de cacau.

Pesquisas já mostraram que a planta do cacau absorve o cádmio do solo contaminado e o metal se acumula nos grãos à medida que a árvore cresce. O chumbo, por sua vez, entra em contato com os grãos depois que eles são colhidos, ficando na casca e não no interior.

Embora o risco seja real, Tunde Akinleye, pesquisador de segurança alimentar da publicação, Tunde Akinleye, afirma que as pessoas não precisam deixar de consumir chocolate, mas devem fazer isso com moderação.

 

“É possível para as empresas fabricar produtos com menores quantidades de metais pesados ​​– e, para os consumidores, encontrar produtos mais seguros de que gostem”, afirma Akinleye.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/metais-pesados-em-barra-de-chocolate-quais-sao-os-riscos-a-saude