Nasa jogará nave em asteroide nesta segunda. Saiba como ver ao vivo

O planeta Terra se defende de colisão com asteroide em teste para uso futuro, segundo a Nasa. Câmera deve registrar o momento do impacto

Nasa jogará nave em asteroide nesta segunda. Saiba como ver ao vivo

Esta semana começa com uma missão especial de defesa planetária da agência espacial norte-americana. O plano da Nasa é tentar atingir um asteroide para desviar sua órbita, em um treinamento para uma ameaça maior que um dia poderá atingir a Terra.

A Nasa tem reiterado que, embora não existam dados suficientes para afirmar que um asteroide representa um risco real de impacto com a Terra nos próximos 100 anos, a hipótese, mesmo em um futuro distante, não foi totalmente descartada.

Nesta segunda-feira (26/9) deve ser realizada a primeira missão – em colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) – para desviar uma potencial ameaça espacial por meio de um impacto cinético, em que dois objetos colidem.

Uma espaçonave especial, a Double Asteroid Redirection Test (Dart), mesmo nome do programa da Nasa de defesa da Terra, será usada para isso. A expectativa é de que, com o impacto, o asteroide mude sua trajetória.

O asteroide Dimorphos, com apenas 160 metros de diâmetro, atualmente está a cerca de 11,2 milhões de quilômetros da Terra (leia mais sobre ele abaixo). Cientistas analisaram que o objeto espacial não representa um perigo para o planeta.

 

Impacto preciso

Desde julho, a Nasa vem coletando imagens do Dimorphos por meio de um sofisticado telescópio de abertura de 20,8 centímetros e um sensor de imagem especial, acoplado na espaçonave Dart, para captar imagens e enviá-las à agência espacial dos Estados Unidos.

Os cientistas esperam simular com mais precisão o impacto da espaçonave no asteroide e realizar eventuais ajustes.

 

Senac e Porto Digital fazem parceria nacional por aprendizagem em TI

O dardo que planeja atingir Dimorphos é uma embarcação que pode percorrer 6,6 km por segundo. É equipada com painéis solares que, quando implantados, medem 8,5 metros de comprimento cada.

Dentro, haverá uma câmera que ajudará a navegar no espaço e identificar o alvo, além de escolher o melhor ponto de impacto.

A sonda também carregará um satélite cúbico que será desconectado alguns dias antes da colisão e tentará capturar imagens do momento de impacto entre o Dart e o Dimorphos.

Para acompanhar a câmera Draco, é só ver o vídeo abaixo a partir das 18h30:

 

Por que o Dimorphos?

A missão histórica da Nasa tem como alvo um recém-nomeado asteroide, Dimorphos, nome que significa “duas formas”, uma vez que seria o primeiro corpo celeste a ter a forma de sua órbita alterada devido à intervenção humana.

E muitos se perguntam por que ele é a “cobaia” perfeita para experimentar essa técnica de defesa planetária.

O asteroide Dimorphos faz parte de um sistema binário, porque gira em torno de outro asteroide chamado Didymos, que em grego significa gêmeos.

O Dimorphos tem um diâmetro de 160 metros e é menor que Didymos, que tem um diâmetro de 780 metros.

A ideia de lançar o Dart nesta data é que, nessa época, o sistema Didymos estará mais perto da Terra, a cerca de 11 milhões de quilômetros, o que permitirá melhores observações.

Por esta razão, o Dimorphos será o alvo perfeito para avaliar a eficácia de uma nave como o Dart no desvio de um objeto celeste.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/mundo/ciencia-e-tecnologia-int/nasa-jogara-nave-em-asteroide-nesta-segunda-saiba-como-ver-ao-vivo