Tem hérnia de disco? Veja uma técnica que promete resolver o problema

Cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem com essa patologia

Tem hérnia de disco? Veja uma técnica que promete resolver o problema

Recentemente, o cantor Wesley Safadão foi submetido a uma cirurgia de emergência de endoscopia de coluna para retirada de uma hérnia de disco. Cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofrem com essa patologia e, por isso, Doutor Thiego Araujo, especialista em cirurgia de coluna do Hospital Sírio-Libanês de Brasília, esclarece sobre um procedimento cirúrgico que promete acabar com esse incômodo.

Dor nas costas, dificuldade para pegar objetos mais pesados, para locomover-se e realizar atividades do cotidiano são algumas das principais queixas de quem sofre desse mal. A boa notícia segundo o especialista é que, com a evolução das técnicas, é possível sanar esses desconfortos por meio da cirurgia de endoscopia de coluna.

“Uma das maiores evoluções em cirurgia de coluna nos últimos 20 anos foi o desenvolvimento de tecnologia relacionada à endoscopia de coluna. O procedimento melhorou a visualização das estruturas nobres da região, associado a menor lesão tecidual, além de ampliar as vias de acesso à coluna do paciente. O resultado é cirurgia menos invasiva e com maior precisão, e tudo isso com uma incisão menor que 1 cm”, explica o médico.

DivulgaçãoWesley Safadão, cantor brasileiro. Ele tem cabelos curtos e pretos e pele clara - Metrópoles

Recentemente, a equipe de Safadão divulgou nota informando que o cantor foi diagnosticado com hérnia discal e, por isso, se afastaria dos palcos para realizar tratamento. De acordo com o médico que cuidou do artista, Safadão sofreu dano neurológico e quase teve paralisia

Segundo doutor Thiego, o procedimento é indicado para descomprimir os nervos da coluna, seja ela causada por hérnia discal, artrose de coluna, espessamento ligamentar e estenose de canal espinhal.

Ele é realizado por meio de uma pequena incisão, na qual é inserida uma cânula até o local onde está a patologia. Através dela, é introduzido um tubo flexível bem fino com uma câmera em sua extremidade que investiga ao vivo e transmite as imagens da cavidade em um monitor.

Reprodução/InstagramFoto colorida de Wesley Safadão

Ele precisou tirar uma hérnia de disco

Com instrumentos de alta precisão, é possível, sob visualização direta, remover partes do disco lesionado e fragmentos herniados, descomprimindo e aliviando a pressão no nervo e dentro do disco.

Mais vantagens da cirurgia:

  • Procedimento seguro;
  • Menor trauma/lesão ao tecido ósseo e muscular. Os músculos não necessitam ser rompidos ou cortados;
  • Sangramento bastante reduzido;
  • Baixo índice de lesão nas diversas estruturas neurológicas e vasos sanguíneos;
  • Baixíssimo índice de infecção;
  • Recuperação rápida.

Uma vez operado, o paciente pode ir para a casa no mesmo dia. A cicatrização, por sua vez, leva de 7 a 10 dias. Atividades de maior esforço são liberadas após 6 a 8 semanas.

Material cedido ao Metrópoles

Uma vez operado, o paciente pode ir para a casa no mesmo dia

Material cedido ao Metrópoles

O procedimento é realizado por meio de uma pequena incisão, na qual é inserida uma cânula até o local onde está a patologia.

“Ao longo do tempo, muitos avanços na área da tecnologia vem contribuindo para otimizar a recuperação de qualquer paciente de uma cirurgia de coluna. Considerada uma forma avançada e de ponta no tratamento de hérnias de disco e compressões neurológicas. A cirurgia de endoscopia da coluna é uma moderna técnica minimamente invasiva que vem modificando o tratamento cirúrgico da coluna”, finaliza o especialista.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/colunas/na-medida/tem-hernia-de-disco-veja-uma-tecnica-que-promete-resolver-o-problema