Turismo tem queda em outubro e volta a ficar abaixo do pré-pandemia

Por outro lado, em relação a outubro do ano passado, volume de atividades de turismo no país teve alta de 16,1%, 19ª taxa positiva seguida

Turismo tem queda em outubro e volta a ficar abaixo do pré-pandemia

setor de turismo no Brasil registrou uma queda de 2,8% em outubro, na comparação com setembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (13/12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado, o turismo voltou a ficar em um patamar abaixo do pré-pandemia de Covid-19. De acordo com o levantamento, o segmento está situado em um nível 2,5% inferior ao observado em fevereiro de 2020, antes da crise sanitária.

Antes do resultado de outubro, o turismo havia acumulado uma alta de 3% entre julho e setembro – desempenho que foi praticamente anulado pela retração em outubro.

O turismo brasileiro está 9,6% abaixo do ponto mais alto da série histórica, alcançado em fevereiro de 2014,

Houve queda na atividade turística em oito das 12 localidades pesquisadas pelo IBGE. Os maiores recuos foram no Distrito Federal (-7,8%), São Paulo (-3,6%), Rio Grande do Sul (-3,6%), Rio de Janeiro (-3,4%) e Paraná (-3,2%).

Crescimento na comparação anual

Por outro lado, em relação a outubro do ano passado, o volume de atividades turísticas no país teve alta de 16,1%, a 19ª taxa positiva seguida.

O crescimento foi puxado, principalmente, pelo aumento na receita de empresas de locação de automóveis, além de restaurantes, transporte aéreo, serviços de bufê, rodoviário coletivo de passageiros e hotéis.

 

Na base de comparação anual, todas as 12 unidades da federação pesquisadas registraram alta, com destaque para Minas Gerais (32%), São Paulo (23,5%), Santa Catarina (19,6%), Paraná (14,4%), Bahia (11,6%) e Rio de Janeiro (4,7%).

 

Fonte: https://www.metropoles.com/negocios/turismo-tem-queda-em-outubro-e-volta-a-ficar-abaixo-do-pre-pandemia